ORGANIZAÇÃO

A Organização da Bairrada Ultra Marathon 2017 cabe à Câmara Municipal de Águeda, Médicertima - Imobiliária, Lda, Tiago Ribeiro e Sérgio Varela.

CONCEITO

BAIRRADA ULTRA MARATHON é um novo formato de BTT, desenhado para participação individual ou estafeta, que oferece aos participantes a possibilidade de testarem os seus limites físicos e psicológicos, aliando o trabalho a muita diversão e aventura.
As novas tecnologias vieram sem duvida revolucionar o desporto tal como o conhecemos, por isso a travessia da Bairrada substitui as tradicionais e nada ecológicas fitas, pelo GPS. O GPS vem trazer um maior desafio à prova, para além de ser bastante mais seguro e eficaz no controlo do percurso, permite a localização correta dos atletas a qualquer momento.

HORÁRIOS

Inicia no dia 13 de maio às 07:00 horas na Praça 1º de Maio em Águeda (junto ao pavilhão do GiCA) e terminará às 21:00 horas no mesmo local.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

A participação é aberta a qualquer participante maior de 18 anos. Ser maior de idade no dia da prova e encontrar-se em perfeitas condições de saúde é condição obrigatória.
Antes de se inscrever tenha em consideração o seguinte:
Tenha a plena consciência da extensão, especificidade da prova e estar totalmente preparado para isso.
Ter adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autonomia pessoal para gerir as dificuldades e problemas que podem advir neste tipo de evento.
Informar a Organização de qualquer problema de saúde que tenha, para conhecimento prévio dos primeiros socorros, caso necessite, tais como: diabetes, hipertensão, asma e outros.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Individual – Masculinos e Femininos

Estafetas

Duplas – Masculinas, Femininas e Mistas
Triplas – Masculinas Femininas e Mistas

BARREIRAS HORÁRIAS

Todas as transições têm barreiras horárias :

50kms – 4 horas

75kms – 8 horas

100kms – 10 horas

Após estas barreiras horárias, os postos de transição estarão encerrados e os atletas serão convidados a utilizar o Track alternativo (por estrada) até Águeda.
Os atletas que decidirem continuar pelo percurso depois dos postos de transição encerrados estarão em total autonomia, uma vez que todos os postos de abastecimento daí para a frente estarão encerrados e as motos que irão acompanhar os participantes, seguirão.
A Organização não se responsabiliza pelos atletas que decidirem continuar a seguir o percurso fora das barreiras horárias estabelecidas.

TEMPO LIMITE

Os atletas têm 14h para completar o Bairrada Ultra Marathon .

A meta encerra às 21.00h do dia 13 de Maio.

A PROVA

Autossuficiência e guiada por GPS
A prova tem uma distância de 150 kms, aproximadamente 3800 metros de desnível positivo e um tempo máximo de 14 horas para concluir.
O participante deverá ser autossuficiente durante toda a prova, sem qualquer ajuda externa não autorizada pela Organização. Devendo o mesmo ser responsável pela comida e bebida ao longo da prova.
A ajuda externa é punível com a exclusão de prova, quando comprovada. É caraterizada por toda e qualquer ação direta ou indireta de providenciar ajuda mecânica, alimentar ou qualquer outra que não seja permitida pela organização a um concorrente, sendo ou não solicitada por este.
O participante poderá abastecer-se de água em fontes ou alimentos e bebidas em casas de particulares, cafés, lojas de qualquer especialidade e outros.
É permitido a entreajuda entre os participantes quando ambos se encontram no percurso da prova.
É permitida a ajuda, solicitada ou não pelo participante, no que diz respeito à orientação no terreno e operacionalidade do GPS e seu software.

ASSISTÊNCIA AOS PARTICIPANTES

Apenas será permitido o fornecimento de alimentos, bebidas e peças para a bicicleta por terceiros nos locais predefinidos pela organização, ou seja, nos postos de controlo e transição identificados no percurso.
Será também proibida a circulação de carros de apoios de equipas no percurso, devendo estes permanecer nos pontos de chegada.

TRANSIÇÕES DE DUPLAS E TRIPLAS

São locais previamente designados pela organização onde os elementos das duplas ou das triplas começam ou terminam a sua prova.
É possível obter assistência por terceiros nestes locais.
O transporte dos atletas das duplas e triplas, de e para os locais de transição é da inteira responsabilidade das equipas participantes.

EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO

GPS – É um equipamento obrigatório e deve ter como requisito principais a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10.000 pontos.
Não se esqueça que é o percurso gravado neste equipamento que valida a sua participação. Não existe outra possibilidade de a validar.

Telemóvel – O uso do telemóvel ligado, pelos participantes, durante toda a sua participação na prova, será obrigatório. A falta do telemóvel ou de sua operacionalidade, sempre que for verificada, será punida com 1 hora na contagem final.

Capacete – O uso de capacete será obrigatório, sempre que o participante se desloque na bicicleta, a inobservância dessa regra dará lugar à desclassificação no evento.

Líquido – O participante deverá levar consigo durante toda a prova recipiente com pelo menos 0.5l de água. A falta da mesma, quando verificada, será punida com desclassificação

Luzes – As luzes deverão estar montadas na bicicleta a partir das 20:00 horas.

COMPORTAMENTO

É expressamente proibida qualquer manifestação considerada obscena, quer seja através de grafismos, expressões sonoras ou visuais, em qualquer parte da apresentação física ou de equipamentos dos participantes, sendo a sua observação punida com a desclassificação da prova.

REGRAS DE SEGURANÇA

No percurso estão previstas a utilização de vias públicas, em estrada ou fora de estrada, travessia de aldeias, vilas, acessos e serventia de propriedades privadas. Portanto, o percurso não estará fechado para o evento e assim sendo, os participantes devem estar atentos ao fato de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido. Deverá ser cumprido, nestas situações, o código da estrada. O não cumprimento das regras do trânsito poderá levar à desclassificação.
Pode, ainda, a organização impedir a participação de atletas que mostrem sinais de incapacidades físicas ou mentais para realizar a prova. Todo e qualquer sinal de embriaguez ou uso de drogas impedem automaticamente a participação sem qualquer recurso.

PERCURSO e GPS

O percurso do evento não estará marcado no terreno.
A Organização disponibilizará no seu site no dia 10 de maio de 2017 o percurso para que seja carregado nos equipamentos. Este será o único meio de orientação de que os participantes disporão para seguir o percurso.
A linha de GPS poderá apresentar desvios relativamente ao caminho marcado no terreno. Os participantes deverão sempre seguir o caminho marcado no terreno mesmo que isso não corresponda exatamente à linha no GPS. São permitidos, nestes casos, desvios não superiores à regra do corredor de 100m.

Os tracks serão disponibilizados no site da Bairrada 150 (http://www.bairrada150.pt).
O percurso da Bairrada 150 é composto na sua maioria por caminhos, trilhos e estradas não asfaltadas.
O percurso do evento atravessa muitas estradas e muitas vezes cruza-as na perpendicular. A travessia de algumas destas estradas constitui perigo acrescido aos participantes, quer pela falta de visibilidade quer pela velocidade dos veículos que nelas circulam. A fim de promover a segurança nestas situações, sugere-se todos os participantes a paragem durante alguns segundos para verificação. Estes cruzamentos, considerados muito perigosos, estarão assinalados com placas de aviso, no entanto e porque essas placas poderão ser vandalizadas e/ou arrancadas, recomenda-se muita precaução na aproximação a estradas.
É obrigatório cumprir o percurso do evento, estando previstas punições para os casos em que foram detetadas incorreções no cumprimento do percurso oficial.

CONTROLOS DE PASSAGEM

O tempo será registado individualmente de forma manual nos Postos de Controlo.
Haverá Controlo de Passagem nas Zonas identificadas, bem como Controles em zonas não identificadas e não informadas aos participantes.
Os Postos de Controlo identificados estarão registados no mapa fornecido pela Organização e visíveis no ecrã do GPS.
Os Postos de Controlo Identificados terão hora de fecho. (ver BARREIRAS HORÁRIAS)
Nos Postos de Controlo identificados haverá pelo menos um elemento da Organização. Este será responsável pela anotação dos tempos de passagens, verificação de equipamentos obrigatórios e bem-estar do atleta de forma a atestar a sua continuidade em prova.
Todos os participantes que cheguem fora da hora de fecho do Posto de Controlo identificado terão de abandonar o traçado original da prova e seguir o track de segurança (1 ou 2) fornecido pela Organização.

DESISTÊNCIAS

Os atletas que decidam desistir, devem por qualquer meio informar a organização (através dos números de contacto que constam no dorsal).
Numa adversidade, acidente ou falência física, a decisão dos comissários, assistentes, médico ou polícia é soberana e sem qualquer recurso. O atleta terá que se submeter à sua autoridade.
Em caso de emergência ou incapacidade de continuar em prova, pode ligar diretamente para as organizações de ajuda humanitária (especialmente se estiver em locais que só permitem chamadas de emergência) ou contatos fornecidos pela organização.
A decisão, por qualquer motivo, de desistir da prova, deverá imediatamente ser informada à organização. A desistência poderá ser efetuada por telefone diretamente ao Diretor da Prova.
No caso de desistência sem o devido aviso à Organização, que cause uma operação de busca e resgate, o custo relativo a esse procedimento será imputado a quem negligenciou o dever de informar a sua desistência.
A Organização fornecerá a todos os participantes os números de telefone mais importantes.

GPS

Este será o seu guia. Será este equipamento que o levará da partida ao final da prova. É também ele que regista e confirma a prova realizada.
O GPS tem de acompanhar o participante de início até ao fim da prova. A não entrega do equipamento, ou a não gravação do percurso desclassifica imediatamente o participante.
Aconselha-se o uso de equipamentos que se possa substituir as fontes de alimentação ou permitir a carga em uso.
O GPS deverá estar em modo de gravação durante todo o evento. A não gravação do percurso, a perda do equipamento, a não entrega para descarregamento no final do percurso, desvios superiores a 100 metros à linha do track inicial, penalizam com desclassificação.
O participante deverá ser responsável pela preservação dos dados carregados pela Organização no GPS.
A organização fará o descarregamento de dados do GPS no final da prova.
GPS – É um equipamento obrigatório e deve ter como requisito principais a sua autonomia e a possibilidade de gravar no mínimo 10.000 pontos.
Não se esqueça que é o percurso gravado neste equipamento que valida a sua participação. Não existe outra possibilidade de a validar.

PENALIZAÇÕES

Os elementos da Organização presentes no circuito e em postos de abastecimento têm competência para aplicar as regras do regulamento e sancionar da seguinte forma:

Regra ou Infração

Desclassificação

Tempo Penalização

Percurso GPS não gravado na totalidade

X

Falta de GPS

X

Sem telemóvel ligado

1h

Incapacidade física notória;

X

Ingestão de bebidas alcoólicas que resultem em transtornos ou sob a influência de drogas

X

Placa não visível na frente

30’

Sem luzes montadas (depois das 20 horas)

60’

Sem capacete

X

Conduta antidesportiva

X

Atalhar o percurso de forma significativa

X

Receber apoio fora das zonas pré-definidas

X

Utilização de quaisquer meios de transporte (que não a sua bicicleta)

X

Atirar lixo para o chão

X

Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização

X

Recusar dar assistência a pessoa em dificuldade

4h

Pedir ajuda sem necessidade

4h

Desrespeito pela organização ou atletas

2h

Manifestação considerada obscena

X

Não respeitar o código estrada

X

INSCRIÇÕES

As inscrições abrem no dia 26 de novembro de 2016 às 00:00 h com a colocação online no site oficial da prova da respectiva ficha de inscrição, e fecham a 5 de maio de 2017 ás 23:59.

Uma inscrição só ficará efectiva depois de validada pela entidade organizadora da BAIRRADA ULTRA MARATHON 2016 a qual reserva o direito de poder recusar qualquer inscrição. No caso de uma inscrição ser rejeitada, a organização obriga-se a notificar por escrito a pessoa em causa no prazo de uma semana, reembolsando a 100% o pagamento entretanto efectuado por essa pessoa. Esta decisão é irrevogável e não carece de qualquer justificação por parte da entidade organizadora.

Uma inscrição só será considerada válida com o pagamento da mesma.

O pagamento deve ser feito por referência multibanco gerada pelo site, as inscrições só serão válidas após o pagamento(apenas para residentes em Portugal) ou por transferência bancária (residentes no estrangeiro), para o IBAN: PT50 0018 0003 4102 4498 020 64 e enviado o comprovativo da mesma indicando nome e n.º BI/CC do atleta, para o email bairrada150@bairrada150.pt,

Até dia 1 de abril de 2017

O preço da inscrição individual é de 20,00€

O preço da inscrição das duplas é de 32,00€

O preço da inscrição das triplas é de 45,00€

Após 1 de abril de 2017 e até 5 de maio de 2017

O preço da inscrição individual é de 25,00€

O preço da inscrição das duplas é de 37,00€

O preço da inscrição das triplas é de 50,00€

 

A inscrição de um atleta é constituída por:

Participação na prova

Kit de atleta (dorsal +fitas zip)

Abastecimentos

Tracks GPS Bairrada Ultra Marathon.

Seguro de acidentes pessoais de competição

Lavagem da Bike

Massagem

Prémio Finishers Bairrada Ultra Marathon

Prémios aos vencedores.

Prémios por sorteio.

Pavilhão para dormir de 12/6 para 13/6.

Outros prémios que a organização venha a conseguir.

O almoço é 11€ (tanto para participante como para acompanhante),para crianças com idade inferior a 6 anos o preço do almoço será de 5,50€.

EMENTA:

Pão
Creme de cenoura
Leitão à bairrada com salada e batata frita
1 sobremesa (natas do céu ou salada de fruta)
Bebidas: vinho tinto, branco ou verde, sumos, águas e sangrias tintas ou brancas.
Café

Todas as inscrições feitas até dia 5 de Maio de 2017 terão de estar pagas na integra até dia 8 de Maio de 2017 ás 23:59,

As inscrições feitas após este prazo, NÃO serão aceites.

DESISTÊNCIAS (antes da prova)

As desistências devem ser informadas à Organização por escrito:

Até 30 dias** antes do início da prova, com reembolso de 50% do valor pago

**Só em caso de lesão ou doença, comprovado com atestado médico será reembolsado 50% do valor pago.

CATEGORIAS

Solo (masculino / feminino)

Estafetas (Duplas/triplas) Masculinas, femininas e mistas.

ESCALÕES

Elites/Sub23 + 19 anos

Veteranos A Dos 30 aos 39 anos

Veteranos B Dos 40 aos 49 anos

Veteranos C + 50 anos

TRANSPORTE

A organização não se responsabiliza pelo transporte do atleta, nem da bike para os locais das transições para quem faz a prova por estafeta (dupla/tripla) é fornecida mais perto do evento as coordenadas / locais para as transições.

LEVANTAMENTO DO KIT DE ATLETA

O levantamento do mesmo deve ser feito no dia 12 de Maio das 17:00 às 00:00 no pavilhão do GiCA em Águeda.

E/ou no dia da prova 13 de maio, no pavilhão do GiCA das 5:00 às 6:30. (com pequeno almoço!!)

· O kit do atleta apenas será entregue ao respectivo atleta que deverá apresentar um documento identificativo.

· O levantamento do kit de atleta por terceiros apenas é permitido caso apresente fotocópia de documento de identificação e comprovativo da inscrição assinada pelo atleta que autorize este levantamento.

PARTIDA

A partida será dada pontualmente às 07h00m do dia 13 de maio de 2017 em Águeda.

NÚMEROS DE PROVA

É obrigatória a colocação bem visível da placa de número de prova na frente da bicicleta e no sentido em que este se desloca no terreno. A não observância desta regra acarreta na penalização de 30 minutos por cada vez que ocorrer a infracção. Um concorrente que se apresente num Controle de Passagem sem esta placa poderá não ser controlado sendo-lhe imputadas as penalizações previstas para estes casos (desclassificação).

Quaisquer alterações no tamanho das placas com o número de prova terão de ser previamente autorizadas pela Organização. Estas placas comportarão ainda publicidade aos patrocinadores principais da prova e em caso algum este espaço pode ser utilizado para outros fins.

A utilização de grafismos ou outras formas de expressão visual consideradas obscenas em qualquer parte da apresentação física dos concorrentes e/ou os seus equipamentos, será punida com a desclassificação da prova.

CHEGADAS

A localização da Meta será na praça 1º de Maio em frente ao GiCA, o seu local exacto será através das coordenadas geográficas ou sinalização em mapa.

Um concorrente termina a prova e controlo de tempo feito, quando cruza a linha de chegada que será identificada fisicamente com uma linha no solo e/ou uma placa ou lona aérea com a palavra META.

Este controle de chegada fechará à hora prevista no programa da prova e todo o concorrente que termine a sua prova nessa etapa para além do tempo limite não será classificada.


CLASSIFICAÇÕES

A BAIRRADA ULTRA MARATHON 2017 será ganha pelo concorrente/equipa que somar o menor tempo no final.

As classificações provisórias serão afixadas no secretariado da prova ao longo do dia 13.

Posteriormente ao dia 14 serão divulgadas as classificações oficiais no site do Bairrada Ultra Marathon

Geral:

Individual:

Masculino

Feminino

Duplas:

Masculinas

Femininas

Mistas

Triplas:

Masculinas

Femininas

Mistas

Escalões:

Medalha para o 1.º , 2.º e 3.º de cada Escalão

Prémio de Finishers para quem acabar a Ultra Maratona

Para efeitos das classificações os tempos serão contados em horas, minutos e segundos.

Todos os protestos terão de ser apresentados por escrito e até 60 minutos depois da afixação dos resultados. Serão apreciados por um júri constituído pelo director de prova, no mínimo por 2 elementos da Organização, 2 elementos representando os Concorrentes.

Este júri será ainda responsável por mandar alterar o presente regulamento quando isso se considerar necessário para garantir a segurança dos Concorrentes em prova e/ou ainda a manutenção da boa operacionalidade da prova promovendo a equidade de tratamento dos todos os Concorrentes em prova.

ALTERAÇÃO AO PERCURSO OU CANCELAMENTO DA PROVA

Como consequência de condições climatéricas adversas, e indo ao encontro do princípio de salvaguarda da segurança dos participantes, a organização pode aplicar alterações substanciais à estrutura e dimensão dos percursos.

Estas alterações passam por mudanças de percurso, desvios por estrada ou reajuste dos horários de passagem, os quais os participantes são obrigados a cumprir sobre pena de desclassificação.

DIREITOS DE IMAGEM

A BAIRRADA ULTRA MARATHON reserva o direito de utilizar as imagens captadas, bem como outros dados: classificações, tempos ou entrevistas, no decurso para efeitos de promoção dos seus produtos e eventos.

OUTROS

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com a prova e não foram objecto de regulamentação ou sobre mal interpretações do presente julgamento. Este júri poderá ainda decidir sobre a imposição de penalizações.

Este regulamento poderá ser alterado, sem aviso prévio, se se verificar que existe alguma omissão, incorrecção ou texto que dê possibilidade a má interpretação.